Texturas: Diferença entre lisa, média, riscada e projetada

As texturas são as preferidas na hora de dar um toque especial em uma construção, pois possuem dois principais papéis no ambiente: decoração e impermeabilização. Além de ser um ornamento para as paredes, esse revestimento atua na proteção tanto interna quanto externa, pois tem fator hidrorrepelente que diminui a umidade do local evitando manchas, mofo e odores desagradáveis.

As texturas podem se apresentar de diversas maneiras, dando várias opções para decoração e manuseio do material, nesse post vamos conhecer as principais aplicações e quais as diferenças entre elas.

 

Textura lisa:

A textura lisa tem uma composição mais leve e tem como principal função dar mais elegância e sofisticação ao ambiente. Escolhida principalmente para ambientes internos, geralmente aplicada em uma única parede,os desenhos formados pela textura lisa dão a sensação de conforto e fluidez no local. Apesar de ser usada preferencialmente em área  interna, ela também pode ser utilizada em ambientes externos. 

Na Assentafácil você encontra a textura lisa com acabamento fosco e fórmula hidrorrepelente com alta durabilidade.

Textura média:

A textura média pode ser definida como um toque de modernidade, apresenta um efeito suave e agradável ao ambiente e pode ser observada com frequência em ambientes externos, seu efeito moderno não passa despercebido. Você pode encontrá-la na Assentafácil com acabamento fosco e  fórmula hidrorrepelente.

Textura riscada:

Popularmente conhecida como grafiato ou riscado rústico, a textura riscada tem um toque intenso e muito marcante com formato de ranhuras. Preferencialmente utilizada  em ambientes externos, o grafiato possui função hidrorrepelente e sua composição é formada por um composto químico que assegura a durabilidade.

Na Assentafácil você pode encontrá-la com acabamento fosco rústico, com grande durabilidade e resistência à abrasão.

Textura projetada:

Assim como as demais, a textura projetada também cumpre as duas funções de ornamentação e proteção do ambiente e é uma ótima escolha para quem procura por praticidade, pois a mesma pode ser adquirida já pigmentada, dispensando a etapa de pintura. A textura projetada possui 3 principais acabamentos dependendo de sua aplicação: 

  • Travertino: se assemelha muito com o grafiato;
  • Chapisco: apesar da nomenclatura lembrar algo inacabado, o acabamento chapiscado é uma alternativa moderna e elegante especialmente para ambientes internos;
  • Flocado:  forma pequenos grumos na parede que dão efeito de alto relevo.

Independente da escolha de qual textura se adequa melhor ao ambiente que você deseja aplicá-la, o manuseio correto do material é de muita importância para que o acabamento tenha o efeito desejado, para isso é necessário compreender que as principais etapas do processo não podem ser puladas ou feitas de forma rápida e desatenta. Para garantir um bom resultado é necessário fazer o lixamento correto das paredes, fazer a limpeza do local com uma vassoura ou pano úmido para a retirada completa do pó após o lixamento e garantir que o ambiente esteja com mínima umidade para melhor aderência do produto.

Opções em texturas e outros produtos para finalização da sua obra você encontra no nosso site clicando aqui, obrigado e até a próxima!

LEIA TAMBÉM

29 de julho de 2021

Texturas: Diferença entre lisa, média, riscada e projetada

As texturas são as preferidas na hora de dar...

25 de junho de 2021

Qual a função da manta acrílica?

Durante toda a construção, seja residencial ou comercial, é...