Como garantimos a qualidade de nossos produtos?

Há muitos anos que os laboratórios são utilizados para a realização de testes e experimentos dos mais variados segmentos. Eles são importantes para garantir a qualidade de produtos e principalmente a segurança das pessoas no geral, pois é ali que são identificados componentes que podem ser prejudiciais ou então, combinações que podem causar acidentes. No mundo da construção civil, isso não é diferente. É preciso testar os produtos para saber se a densidade e pH da massa estão ok, ou para entender qual é a mistura ideal para os produtos sejam seguros para a construção de sua obra. 

Possuímos um laboratório próprio para que possamos estar diariamente testando todos os nossos produtos, para garantir a máxima qualidade e segurança para nossos consumidores. Nós realizamos 5 principais ensaios: 

  • DETERMINAÇÃO DO pH E TEMPERATURA: 

Após realizarmos a mistura, é coletada uma amostra do produto em um pote de 400ml que é levado para nosso laboratório. Retiramos a haste que determina o ph do aparelho da solução padrão (local onde a haste permanece em descanso enquanto não se utiliza o aparelho) e também a haste que mede a temperatura. Ambas são colocadas dentro da amostra e após alguns segundos, depois que estabilizamos o resultado apresentado no leitor do aparelho, os números são registrados. O resultado do ph deve estar dentro dos parâmetros exigidos, que são: acima de 9,00 e abaixo de 10,00; e a temperatura deve estar entre 23 e 28 graus. 

  • DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA: 

É coletada uma amostra da massa que é levada para o laboratório. Para realizar o ensaio, deve-se tarar o picnômetro (com a tampa) na balança de precisão e enchê-lo até a boca com o produto que deseja-se medir. Após encher, deve-se tampar o mesmo fazendo com que vaze um pouco do produto pelo furo da tampa o que comprova que o frasco ficou bem cheio. Deve-se limpar bem o material que vazar e pesar o conjunto (picnômetro + tampa + produto). Anota-se o valor apresentado no leitor da balança, divide-se por 100 e assim obtém-se a massa específica.

  • DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DAS MASSAS: 

Para realizar esse ensaio é pesado 2 gramas do produto sobre uma placa de vidro padrão que é tarada sobre a balança de precisão. Após a pesagem, é colocada outra placa de vidro sobre para fazer o esmagamento do produto e assim medir a abertura do mesmo. De acordo com a abertura medida em centímetros é possível determinar a consistência da massa e assim liberar o lote para o envase. 

  • DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE TINTAS E LÍQUIDOS: 

Para realizar esse ensaio é colocada uma amostra da tinta ou produto líquido em um pote e o mesmo é colocado no suporte do aparelho. Após isso é mergulhada a haste de mistura que irá girar medindo a consistência do produto. Para isso, é colocado um peso que varia de 250 a 500 gramas e cronometrado o tempo que demora para que o leitor do aparelho varie em 100 unidades. Assim que atingir essa variação é comparado o tempo cronometrado e o peso colocado em uma tabela e assim determina-se a consistência da amostra em Ku. Para tintas essa consistência precisa estar entre 90 e 105 Ku. 

  • DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE SÓLIDOS NA RESINA: 

O ensaio consiste em pesar uma quantidade de resina, secar na estufa e depois de seca pesar novamente. É medida a diferença de peso antes e após a secagem e assim é possível determinar a % de sólidos. Mais precisamente falando, pesa-se 2 gramas de resina em um papel alumínio em formato de “copinho”, depois o colocamos na estufa em temperatura de 100 a 120 graus por um período de 180 minutos. Após esse tempo, a resina é pesada novamente e o valor final é dividido pelo valor inicial. O resultado é a % de sólidos da resina.

A realização desses ensaios é de extrema importância para que seja possível manter a qualidade padrão de nossos produtos. Todos os lotes são testados antes do envasamento para que nada passe despercebido. Todo o cuidado é necessário para que o melhor produto disponível no mercado chegue até o nosso consumidor, garantindo uma obra com mais segurança e principalmente, qualidade. 

LEIA TAMBÉM

31 de julho de 2020

Fundo preparador x fundo selador: Entenda as diferenças

Ao decidir pintar um cômodo, a principal preocupação da...

23 de junho de 2020

Como garantimos a qualidade de nossos produtos?

Há muitos anos que os laboratórios são utilizados para...